Trans-Ibérica em BTT Tejo Vivo

Unir a nascente (Albarracín) do rio Tejo à foz (Lisboa) em Bicicleta Todo o Terreno (BTT) é a proposta da parceria Tejo Vivo para o mês Junho.

1.210km divididos por 13 etapas, de 15 a 27 de Junho, uma etapa por dia, onde o Tejo estará sempre presente. A organização aproveitou alguns caminhos rurais e estradas secundárias e definiu um percurso com vários single tracks em que os participantes seguirão orientados por GPS, em semi-autonomia e num prazo máximo de 12 horas por etapa.

O trajecto deste acontecimento de desporto aventura cruza a Península Ibérica no sentido Este-Oeste e será feito maioritariamente em terra.

A participação nesta 1ª Trans-Ibérica em BTT Tejo Vivo poderá ser de duas formas:

- Travessia completa com mais de 1.200km, condicionada ao máximo de 10 participantes e terá um custo de 700€ por participante, que se devem inscrever através do site www.tagus-ri.pt até 28 de Maio de 2014. A inscrição inclui:

Enquadramento na ”Trans-Ibérica BTT Tajo/Tejo Vivo”  2014 (briefings em todas as etapas, indicações várias, etc.);

Transporte do participante e equipamento individual desde Portugal até ao início de actividade;

Transfere de todo o equipamento individual, de etapa em etapa;

Alojamento em solo duro/edifício coberto em todas as etapas;

Jantar de abertura dia 14 de Junho 2014 em Albarracín;

Jantar de encerramento dia 27 de Junho 2014 em Lisboa;

1 Refeição completa no final de cada etapa;

1 Pequeno-almoço reforçado antes de cada partida;

Reforço alimentar e hidratante durante as etapas, aproximadamente de 30 em 30 km;

Acesso a duches quentes no final de cada etapa;

Local para lavagem de bicicletas;

Local para guardar bicicletas;

Assistência de 1ºs Socorros;

Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil;

Acesso ao track GPS do percurso em formato GPX;

Jersey personalizado;

Lembranças de participação;

Prémio finisher para todos os que terminem a prova dentro do tempo estipulado.

Por etapas, a organização permitirá a participação de mais 45 participantes em cada etapa a juntar aos 10 participantes que farão a Trans-Ibérica completa. As etapas variam entre os 60 e os 112km. O custo de cada etapa é de 20€ por pessoa e as inscrições podem ser feitas através do site da TAGUS até uma semana antes de cada prova e contempla:

Enquadramento na ”Trans-Ibérica BTT Tajo/Tejo Vivo”  2014 (briefing no inicio da etapa; indicações várias, etc.);

1 Refeição completa no final de cada etapa;

Reforço alimentar e hidratante durante as etapas, aproximadamente de 30 em 30 km;

Acesso a duche quente no final da etapa;

Local para lavagem de bicicletas;

Assistência de 1ºs Socorros;

Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil;

Acesso ao track GPS do percurso em formato GPX;

Lembranças de participação.

 

Etapas da Trans-Ibérica BTT Tajo/ Tejo Vivo:

14.JUN. - partida para Espanha

15.JUN. | 1ª Etapa – (77,3km) - Albarracín/Nascente do Rio Tejo - Póveda de la Sierra

16.JUN. | 2ª Etapa – (103,2km)  – Póveda de la Sierra – Trillo

17.JUN. | 3ª Etapa – (91,5km) – Trillo – Zorita de los Canes

18.JUN. | 4ª Etapa – (109km) – Zorita de los Canes- Aranjuez

19.JUN. | 5ª Etapa – (57km) – Aranjuez - Toledo

20.JUN. | 6ª Etapa – (101km) - Toledo – Talavera de la Reina

21.JUN. | 7ª Etapa – (100km) – Talavera de la Reina – Bohonal de Ibor

22.JUN. | 8ª Etapa –(98,5km) - Bohonal de Ibor – Serradilla

23.JUN. | 9ª Etapa – (104km) – Serradilla – Alcántara

24.JUN. | 10ª Etapa – (111,5km) – Alcántara – Vila Velha de Ródão

25.JUN. | 11ª Etapa – (102km) – Vila Velha de Ródão - Abrantes

26.JUN. | 12ª Etapa – (70km) - Abrantes – Santarém

27.JUN. | 13ª Etapa – (85km) – Santarém – Lisboa(Oriente)

 

Tejo Vivo – Rede para a Valorização dos Territórios Vinculados ao Tejo

O Tejo Vivo é um projecto de cooperação ibérica, apoiado pela abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR) e assenta numa estratégia comum, inovadora e sustentável, de forma a contribuir para o aumento da competitividade e desenvolvimento social, económico e ambiental desses locais, e os afirme, como um destino turístico consolidado, abrangendo uma área que se estende da comunidade espanhola de Castela ao Ribatejo português.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior é a chefe de fila portuguesa, onde integram as 6 Associações de Desenvolvimento Local ADIRN – Ribatejo Norte, ADRACES – Raia Centro-Sul, APRODER – Ribatejo, LEADER SÔR e Pinhal Maior de Portugal. Já do lado de Espanha, os 11 parceiros são a ADAC -Alcarria y la Campiña, ADC – Tierras de Talavera, Sierra San Vicente y la Jara,  ADECOR – Oropesa, ADESVAL - Valle Alagón, ADISGATA – Sierra de Gata, Castillos del Medio Tajo, FADETA – Tajuña, Montes de Toledo, Valle del Jerte, TAGUS – Tajo, Salor, Almonte, coordenados pela ARACOVE - Aranjuez Comarca de Las Vegas.

Baseado numa estratégia concertada de aproveitamento e promoção dos recursos dos territórios abrangidos, o projecto pretende combater o êxodo rural, estimular a fixação da população e acrescentar quantidade e qualidade na oferta turística, promovendo e afirmando o Tejo como destino turístico.

A criação da identidade Tejo Vivo, partilhada pelos vários parceiros que irá identificar, diferenciar e reforçar os territórios, a par do levantamento das potencialidades turísticas dos territórios (património ambiental e cultural, produtos locais, artesanato, gastronomia), foram os primeiros passos da parceria.

A participação em eventos, nomeadamente feiras de turismo, foi outra das apostas do projecto, que marcou presença na Feira Internacional de Turismo Interior (INTUR), em Valladolid (Espanha), de 22 a 25 de Novembro de 2012 e na Bolsa de Turismo de Lisboa 2013, entre os dias 27 de Fevereiro e 3 de Março.

O projecto integra Momentos de Encontro/Momentos de Reflexão, que consiste especificamente em sessões de trabalho e discussão entre a rede de parceiros, cujo principal objectivo é potenciar as complementaridades, diversidades e heterogeneidades dos diferentes territórios de cooperação. O primeiro realizou-se em Novembro de 2012, em Valladolid e outro em 28 de Junho 2013, em Talavera de la Reina. O segundo foi já este ano, nos dias 29 e 30 de Maio, em Medelim, Idanha-à-Nova. 

No âmbito das actividades pedagógicas para as comunidades escolares e com o objectivo de sensibilizar os mais novos para aspectos ambientais e culturais em torno do Tejo, a parceria desenvolveu um jogo bilingue de cariz pedagógico para crianças dos 6 aos 12 anos que tem por objectivo dar a conhecer o rio Tejo nas suas diferentes componentes (naturais, históricas e culturais) e promover a sensibilização e mobilização para a valorização e conservação de todos estes valores.

Os Centros de Interpretação do Tejo Vivo, que estão a ser ultimados para interacção dos visitantes e consistem num módulo expositivo constituído por equipamentos multimédia cuja principal finalidade é permitir que o público em geral consiga interpretar, conhecer e valorizar o maior rio da Península Ibérica (a sua história, a sua importância geográfica e os seus recursos turísticos culturais e naturais).

Outra das actividades que a parceria realizou em parceria foi o 1º Festival Ibérico de Gastronomia, que decorreu durante o mês de Março de 2014 e envolveu 58 restaurantes, localizados em Talavera, Sierra de San Vicente y la Jara, Castilla la Mancha (Espanha), Raia Centro Sul, Pinhal Interior, Sôr e Ribatejo (Portugal).    

O Tejo Vivo contempla, também, actividades de dinamização das margens dos rios, onde se inclui os Mercados Ribeirinhos, que já aconteceram no ano passado e repetem-se pela 2ª edição este ano ( Aquapolis, Abrantes em 15, 16, 17 e 18 de Maio | Pomteze, Constância em 11, 12 e 13 de Julho | Barquinha Parque, Vila Nova da Barquinha em 5, 6  e 6 de Setembro)

A Trans-Ibérica em BTT é das últimas iniciativas a realizar desta rede, que se prevê que continue a trabalhar, firmando novo protocolo de cooperação em 11 de Julho de 2014 .

 

 

 
 
 

Login

Autenticar Registar

Efectue o Login para a sua conta

Utilizador *
Password *
Recordar-me

Create an account

Fields marked with an asterisk (*) are required.
Name *
Utilizador *
Password *
Verrificar password *
Email *
Verificar email *
Captcha *

Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com